TITANIC
de Marina Tavares Dias
No ano em que se assinala o centenário do naufrágio do Titanic, surge a primeira obra de um autor português sobre uma das grandes tragédias do século XX.
Um livro profusamente ilustrado, repleto de pormenores sobre o maior navio construído na altura: a existência de um navio “gémeo”, o Olympic, as grandes companhias construtoras e os seus proprietários, a sociedade da época, a vida no interior do navio, os “protagonistas”, os efeitos do naufrágio… detalhes inéditos daquele que foi considerado um dos maiores desastres do século XX.
Os que, em 1912, profetizaram que o Titanic era insubmersível não imaginaram como e até que ponto ele o seria – metaforicamente.
O navio mais célebre do mundo iniciou, na noite do naufrágio, uma longa viagem através do imaginário dos povos. Neste interminável percurso, assume tudo aquilo com que cada um de nós o aparelha dos seus próprios medos, das suas próprias causas e da sua própria alma.
Demanda simbólica, também, de um século em que a humanidade tentou, sem sucesso à vista, reencontrar-se consigo mesma e com o significado da sua obra à face de Deus.
Sobre a Autora:
MARINA TAVARES DIAS
É jornalista, fotógrafa, escritora e olisipógrafa. Nasceu em 1962 e, desde muito jovem, assinou nos jornais Diário Popular, Expresso e Diário de Lisboa textos e reportagens sobre a cidade, que cedo revelam uma conjugação da investigação apurada com a escrita cativante de quem fala para o grande público.
Em 1987 publica o seu primeiro livro Lisboa Desaparecida (volume I) que lhe vale o Prémio Júlio de Castilho. Ao longo dos 19 anos seguintes, continuando o itinerário lisboeta proposto pelo título, são editados mais oito volumes desta obra pioneira da olisipografia. Outras obras da autora sobre temáticas lisbonenses incluem: A Lisboa de Eça de Queiroz (2001), História do Eléctrico da Carris (2001), História do Futebol em Lisboa (2000), Os Cafés de Lisboa (1999), Lisboa nos anos 40 – Longe da Guerra (1998), Os melhores Postais Antigos de Lisboa (1995), A Lisboa de Fernando Pessoa (1991), Photographias de Lisboa 1900 (1989), Lisboa Misteriosa (2003).
Além destes títulos, a autora especializa-se ainda na divulgação do Primeiro Modernismo, tendo editado obras sobre Mário de Sá-Carneiro e sobre Fernando Pessoa, além de ser responsável pela apresentação em Paris, na sede da UNESCO, da exposição comemorativa do centenário do nascimento de Mário de Sá-Carneiro (1990).
Marina Tavares Dias nasceu e vive em Lisboa.
Para que possa ir organizando a sua agenda, aqui vão as sessões de autógrafos já programadas para a Feira do Livro 2012 que se inicia a 24 de Abril. Fique atento, assim que tivermos mais datas e horários informaremos aqui no blogue da Objectiva e no Facebook, na nossa página de eventos.
Terça-feira, 24 de Abril
20h30 - Medina Carreira
Quarta-feira, 25 de Abril
16h - Ana Zanatti
16h - Marina Tavares Dias
Sábado, 28 de Abril
Nuno Markl e Patrícia Furtado
Domingo, 29 de Abril
Ana Sousa Dias
Joaquim Vieira
Terça-feira, 1 de Maio
Vânia Beliz
Ana Zanatti
Ana Sousa Dias
Sábado, 5 de Maio
Isabel Lindim e Isabel do Carmo
Afonso Cruz
Nuno Markl e Patrícia Furtado
Vânia Beliz
Marina Tavares Dias
Joaquim Vieira
Domingo, 6 de Maio
Isabel Lindim e Isabel do Carmo
Vânia Beliz
Marta Gautier
Afonso Cruz
Marina Tavares Dias
Sábado, 12 de Maio
Isabel Lindim e Isabel do Carmo
Nuno Markl e Patrícia Furtado
Marina Tavares Dias
Domingo, 13 de Maio
Isabel Lindim e Isabel de Carmo
Marina Tavares Dias
Joaquim Vieira
Já ouviu falar da «Caderneta da Cromos», do Nuno Markl, d’«O Filho de Mil Homens», de Valter Hugo Mãe? Gosta de Nick Cave ou de Leonard Cohen? A vida de Steve Jobs desperta-lhe a curiosidade? Acha pertinentes os comentários de Medina Carreira? Saiba que a Objectiva leva até si os livros e os autores que mais mexem consigo e com o mundo… seja a que escala for.
50 mil já compraram a «Caderneta de cromos», Valter Hugo Mãe demorou uma hora para fazer um quilómetro a pé na festa literária de Paraty, no Brasil; Leonard Cohen é o mais badalado dos últimos prémios Príncipe das Astúrias. O mercado internacional também já reconheceu as escolhas da Objectiva. Somos uma chancela de confiança num mundo cada vez mais desconfiado.
Tudo o que não cabe na ficção cabe no pensamento e nas teses dos especialistas: da Psicologia ao Bem-Estar, do Humor à Economia. É através desses especialistas em diversas áreas que conseguimos ajudar a formar opinião e a pensar o estado das coisas. Mas o leitor é sempre quem mais nos influencia.
Saiba por que é que o livro ainda é uma arma poderosa e um vício saudável. Veja as escolhas da Objectiva.